1.4.10

La ruta de Allosaurus (versión portuñol)

Elisabete Malafaia está de gira por los USA recogiendo información sobre Allosaurus fragilis para su tesis y algo habrá que hacer con sus correos electrónicos... así que allá vá:
La ruta de Allosaurus (diario no autorizado y uno de los primeros textos en portuñol de la divulgación dinosauriológica):
“Se os fósseis de Andrés, Cambelas, Guimarota, etc... (em Portugal) não conseguem satisfazer plenamente o teu desejo de conhecer restos de Allosaurus, os teus hot spots estão nos museus que têm o material pegado nas diversas jazidas conhecidas em níveis do Jurássico Superior da Morrison Formation na área dos estados Norte-americanos de Colorado e Utah.
A rota pode começar no Denver Museum of Nature and Science. Situado em Denver, Colorado, o DMHS alberga colecções de terópodes provenientes de diferentes jazidas localizadas na área do Colorado (Wolf Creek, Garden Park, Horsetooth Reservoir). Estas colecções incluem diversos exemplares de Allosaurus: elementos craniais, postcraniais e réplicas do crânio do exemplar nomeado Big All, descoberto na jazida de Big Horn em Wyoming. Para além do material de Allosaurus no DMHS também é possível reconhecer diferentes exemplares de Torvosaurus, Ceratosaurus, Stegosaurus e Camarasaurus descobertos na Garden Park Quarry, localizada nas Rocky Mountains do sul de Colorado.
A seguinte etapa da rota de Allosaurus está em Utah: a colecção do Museum of Paleontology da Brigham Young University, localizado em Provo a cerca de 69 km a Sul de Salt Lake City. A colecção do MP(BYU) inclui o material de diversos exemplares de terópodes que têm vindo a ser recuperados na Dry Mesa Quarry, Colorado. Entre este material contam-se diversos exemplares craniais e post-craniais de Allosaurus, que correspondem a indivíduos de diferentes dimensões. Os exemplares encontram-se muito bem preservados e bastante completos, como é exemplo uma das descobertas mais recentes nesta jazida, um crânio praticamente completo de um indivíduo de grande porte identificado ao género Allosaurus. A colecção de terópodes do MP(BYU) inclui também abundantes restos craniais (um fragmento da parte posterior do crânio com os elementos articulados e diversos outros restos isolados) e post-craniais de Ceratosaurus. Entre os terópodes de Dry Mesa que compõem a colecção do museu incluem-se também abundantes restos craniais e post-craniais de Torvosaurus.
O próximo item de interesse está no Utah Museum of Natural History situado em Salt Lake City, no campus da Universidade de Utah. A colecção de dinossáurios do Jurássico Superior do UMNH está composta por várias dezenas de exemplares de Allosaurus provenientes da bem conhecida Cleveland-Lloyd Dinosaur Quarry, que correspondem a indivíduos de diferentes dimensões desde juvenis a adultos de grande porte. Esta colecção é ideal para estudar aspectos relacionados com a ontogenia em Allosaurus, tema da tese de doutoramento de Mark Loewen, investigador do museu. Também é possível estudar diversos exemplares identificados a Marshosaurus e Stokesosaurus, incluindo os exemplares tipo e paratipo. Cerca de 370 km de Salt Lake City e pelas Rocky Mountains é Vernal onde está a colecção do Dinosaur National Monument. No DNM está o exemplar tipo da espécie “A. jimmadseni”, descoberto em níveis do Salt Wash Member da Morrison Formation na área do DNM. Do espólio do museu fazem também parte um crânio completo e articulado, um ramo mandibular e diversos outros elementos isolados de A. fragilis.
Apesar de estar actualmente fechado ao público devido a problemas estruturais do edifício do museu, o percurso não pode ignorar a fabulosa jazida que se encontra no interior do Quarry Visitor Center.
Há mais lugares, mas tem que ser muito fã para precisar ainda de mais Allosaurus (de qualquer maneira, vamos incorporar mais)
--
Las imagenes son evidentes, pero, en la primera, Elisabete delante de una típica escena de la Morrison: Allosaurus, Stegosaurus y paleontólogos mirando.
Agradecimientos: Ken Carpenter y Logan Ivy (DNHS), Brooks Britt y Rod Scheetz (MP BYU); Mark Loewen, Randall Irmis y Mike Getty (UMNH) y Dan Chure (DNM).

1 comentario: