Godzillin posa rodeado de un grupo de admiradores en los acantilados de Torres Vedras.
Son tan fuertes mis pisadas, elegantes y estudiadas.
Yo soy solo un terópodo, pero entraré en tu lodo, pisando fuerte, pisando fuerte.
Aquí dejo la nota de prensa que ha distribuido la ALT-SHN:
A ALT-Sociedade de História Natural levou a cabo, de 10 a 30 de Setembro, mais uma Campanha Paleontológica. Este ano, os investigadores desta instituição científica de Torres Vedras procederam a mais uma escavação de um dinossauro, desta vez em Cambelas. Esta jazida ofereceu restos de um grande dinossauro saurópode (vértebras, fémur) na campanha de 2003, a par de ossos pertencentes a outros dinossauros de menor porte.
As características da camada onde se inserem os ossos sugerem uma deposição secundária dos mesmos, ou seja, que os restos destes animais, após enterrados num leito de um rio, terão de novo sido remobilizados, talvez por um episódio de grande energia hídrica (como uma grande cheia), que então removeu esses mesmos materiais e os terão colocado noutra zona. O novo sector intervencionado permitiu definir os limites e extensão da camada, tendo-se encontrado elementos pertencentes a crocodilos, peixes, dinossauros (herbívoros e carnívoros) e tartarugas.
Mas as actividades de campo não se restringiram apenas a escavações. Foram ainda realizados trabalhos de prospecção paleontológica, os quais resultaram na descoberta de três novas jazidas com dinossauros, trilhos com pegadas destes últimos animais e outros compostos exclusivamente por pegadas de tartarugas e répteis voadores. Esta ultima descoberta causou sensação à equipa de investigadores, pois a sua extensão é enorme e é potencialmente adequada a uma musealização in situ.
Neste âmbito foram ainda registadas várias jazidas contendo espécimes pertencentes à famosa tartaruga fóssil de Torres Vedras, Selenemys lusitanica. A equipa procedeu ainda à monitorização e minimização de impactes de muitas jazidas do concelho de Torres Vedras, com acesso difícil e cuja escavação é impossível, de forma a ir registando novos vestígios expostos pela erosão das arribas e tentar exumar o máximo de elementos possíveis, de forma que não se percam estes importantes achados e se recupere o máximo de informação científica.
A grande inovação deste ano foi, contudo, o inicio da utilização de imagens 3D para registo. Existem centenas de jazidas registadas no Sistema de Informação Geográfico Aplicado à Paleontologia, desenvolvido pelo Departamento de Informação Geográfica da ALT-SHN, desde trilhos de pegadas a grandes blocos contendo ossos de dinossauros, que em muitos casos estão na linha de influência das marés ou que pela sua localização no fundo das arribas do Concelho são praticamente impossíveis de remover. Para que não se perca essa informação, procedeu-se ao seu registo tridimensional, para efeitos de preservação dessas ocorrências, estudo científico em laboratório e aplicação em futuros processos museográficos.
A aplicação destas novas tecnologias mostrou-se muito eficaz, estando previstas parcerias no sentido de explorar ao máximo a sua aplicabilidade no património paleontológico de Torres Vedras. Para além dos membros da ALT-SHN, participaram estudantes de geologia da Universidade de Lisboa e investigadores do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED (Madrid, Espanha). Os trabalhos foram apoiados pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira e ainda pela empresa Ângelo Custódio Rodrigues, S.A.
Aunque parezca que está tomando coordenadas en el GPS, está jugando al Donkey Kong de la Game Boy
Para leer algo más, se puede visitar Tinta Fresca o el blog de la ALT-SHN.
La canción de "Pisando Fuerte" es de Icnojandro Sanz ¿no? Madre mía, todavía me acuerdo cuando llevaba su foto en la carpeta del tuto...
ResponderEliminar¡¡Que fuerte lo de la carpeta KoProFagO !! Esto no lo deberías decir en público que te baja mucho el caché, jejee
ResponderEliminar