23.5.07 1 comentarios

El material de Guimarota vuelve a casa

O eso parece, atendiendo a las noticias que llegan de Lisboa:
Para los despitados:
Mina de lignito de Guimarota (Kimmeridgiense, Jurásico Superior de Portugal) en los años 1960, y hasta los 1980, es sistematicamente muestreada por equipos alemanes (Freie Universität Berlin) que han ido publicando material hasta hoy. Es, aunque sesgado, el muestreo más representativo de los vertebrados de un ecosistema de Jurásico Superior en la Península Ibérica. Por otra parte, ha habido algunos intentos portugueses de incluirla dentro de una figura de protección patrimonial, aunque, lamentablemente, la mina está hoy anegada y no es posible continuar con el trabajo.
Ahora, parece que comienza el retorno del material al Museu Geológico de Lisboa.

(aquí va el original en portugués de la convocatoria del principio de los fastos)

Fósseis da Guimarota: o retorno de um tesouro a Portugal
A antiga mina de lenhite da Guimarota (Leiria), aberta em níveis do Jurássico Superior (Kimeridgiano) com cerca de 150 milhões de anos, é hoje considerada um local de importância paleontológica ímpar a nível mundial. Naquela jazida foram encontrados, em excelente estado de conservação, numerosos fósseis de mamíferosprimitivos de que, até então, muito poucos se tinham encontrado em bom estado.
Juntamente com estes exemplares foi colhido um vasto conjunto de fósseis deoutros organismos: plantas, microfósseis, moluscos, peixes, batráquios, répteis, entre os quais dinossauros, tartarugas, crocodilos, pterosauros e ainda aves, o que permitiu, também, a reconstituição do ambiente em que estesseres viviam. Esta jazida começou a ser estudada sistematicamente a partir de 1960, pelo Prof. W. G. Kühne e seus alunos, da Universidade Livre de Berlim. Com o posterior fecho da mina, só foi possível retomar os trabalhos em 1972, financiados pelo Governo Alemão e que consistiram na reabertura da exploração mineira, agora com fins exclusivamente paleontológicos, a qual durou até 1982.
Nesta investigação participaram diversos cientistas alemães daquela Universidade, podendo citar-se, os nomes de S. Henkel, G. Krusat, F. F. Helmdach, B. Krebs, T. Martin, entre muitos outros. São mais de uma centena os artigos científicos publicados até hoje sobre esse material.
Os então Serviços Geológicos de Portugal sempre apoiaram os trabalhos da equipaalemã tendo com ela acordado que o material, após estudado, regressaria ao Museu Geológico. A sessão a realizar no próximo dia 31 de Maio materializa esse regresso e testemunha a exemplar correcção com que todo este processo foi conduzido pelos responsáveis da equipa da Universidade Livre de Berlim.

PROGRAMA
AUDITÓRIO DO MUSEU GEOLÓGICO
DIA 31 DE MAIO, ÀS 17H 00
17h00 - 17h15 - Apresentação
17h15 - 18h00 - Conferência com o título: "Guimarota - a window on life in Jurassic times" do Prof. Thomas Martin, da Universidade Livre de Berlim.
18h00 – 19h00 - Visita à exibição de exemplares de vertebrados fósseis dajazida da Guimarota
---

Más información sobre el estado actual de Guimarota en este blog: Geoleiria