20.5.13

Ciclo de conferencias sobre Paleontologia de Vertebrados en la Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Mañana martes 21 de Mayo, tendrá lugar un ciclo de conferencias sobre Paleontologia de Vertebrados organizadas por el NEG-FCUL, dentro de las Conferências do GeoFCUL y de los Colóquios de Paleontologia. Las conferencias serán en la Sala 3.2.15 del Edificio C3, de la Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa y se desarrollarán de 16:00 a 18:30. El programa es el siguiente:

16h00 - 16h30 - Adán Pérez: "Diversidad y evolución de las tortugas fósiles ibéricas"

Resumo: "Las tortugas son un grupo de reptiles muy exitoso, originado hace más de 220 millones de años. Esa larga historia evolutiva les ha permitido adaptarse a multitud de hábitats, ya sean terrestres, dulceacuícolas, costeros o pelágicos. Sin embargo, para comprender la diversidad actual es necesario su análisis desde una perspectiva evolutiva. El objetivo de esta charla es mostrar, a partir del registro fósil ibérico, cómo este grupo de reptiles ha conseguido sobrevivir hasta nuestros días. Además, se prestará especial atención al registro de grupos extintos, muy diferentes a los actuales".

16h30 - 17h00 - André Mano: "Projecto SIGAP - Gestao paleontológica e de paleopaisagens com recurso a tecnologia SIG"

Resumo: "A gestao de grandes colecçoes paleontológicas coloca problemas e desafios muito específicos. Como qualquer outra realidade física, a paleontologia e a geologia têm muito a ganhar com a abordagem espacial que a tecnologia SIG (Sistemas de Informação Geográfica) permite.
Esta apresentação pretende partilhar a experiência da Sociedade de História Natural de Torres Vedras no uso de tecnologia SIG para não só compreender melhor as suas colecçoes paleontológicas como também compreender, interpretar e gerir a paisagem jurássica do Litoral Oeste".

17h00 - 17h20 - Coffee-break

17h20 -18h30 - Francisco Ortega: "Dinosaurios en Castilla-La Mancha"

Resumo: "Os dinossáurios são um magnífico exemplo de utilização de conceitos procedentes do contexto científico como recurso cultural. Depois de um século de abandono, nos últimos anos proliferaram na Península Ibérica uma série de iniciativas com o objectivo de explorar a imagem sociocultural dos dinossáurios. Neste contexto, as jazidas de Castilla-La Mancha (Espanha), como Las Hoyas (120 milhões de anos) ou Lo Hueco (70 milhões de anos), têm fornecido exemplos excepcionais, como Iberomesornis, Concavenator ou os titanossáurios do Cretácico Superior. Contudo, o registo fóssil destes animais pretéritos aparenta ser ainda maior. Com esta conferencia, realizar-se-á um resumo sobre quem são, onde viveram e o que nos ensinam os dinossáurios castelhano-manchegos sobre, por exemplo, os ecossistemas ibéricos com dinossáurios ao langa do Cretácico".

No hay comentarios: