13.5.09

Trabajos presentados al EJIP 2009

Vamos con la primera entrada sobre algunos de los trabajos presentados por el entorno del blog al VII Encontro de Jovens Investigadores em Paleontologia (EJIP) desarrollado en Torres Vedras. Los trabajos están publicados en el numero 1 de la revista Paleolusitana, a la que habrá que dedicar una entrada en breve.
Sobre el registro de vertebrados del Jurásico Superior de Portugal se presentaron un par de cosas, un trabajo colectivo del grupo de la ALT-SHN y el Museo Nacional de Historia Natural sobre “el estado de la cuestión” que presentó Francisco Ortega en una de las conferencias invitadas; y otra, muy relacionada con el trabajo de la ALT-SHN, sobre la aplicación de SIG a la cartografía de yacimientos del área de Torres Vedras presentada por Andre Mano.
Las referencias, resúmenes y enlaces a los PDFs de los artículos son:
-Ortega, F.; Malafaia, E.; Escaso, F.; Pérez García, A.; Dantas, P. Faunas de répteis do Jurássico Superior de Portugal (2009) Paleolusitana 1: 43-56. PDF
Resumen: As primeiras faunas com dinossáurios bem representadas na Península Ibérica correspondem ao Kimmeridgiano-Titoniano da Bacia Lusitânica, na zona centro-ocidental portuguesa. Nestes níveis foram reconhecidos mais de trinta táxons de tetrápodes que incluem anfíbios, mamíferos primitivos, tartarugas, neodiápsidos basais coristoderos, lepidossauromorfos, crocodilomorfos, pterossáurios e dinossáurios. Entre esta fauna, os dinossáurios são o grupo melhor conhecido e mais abundantemente representado. A presença de formas estreitamente relacionadas com faunas sincrónicas no registo norte-americano, em simultâneo com formas endémicas e outras partilhadas pelo registo europeu, situam a Península Ibérica como um interessante cenário biogeográfico, cuja interpretação, apesar do importante aumento de informação que se tem produzido nos últimos anos, está ainda muito dependente da interpretação das relações de parentesco de muitos dos táxons representados.
--
-Mano, A.; Silva, B.C.; Pérez García, A.; Malafaia, E.; Escaso, F.; Ortega, F.; Vicente, M.; dos Santos, J. (2009) Sistema de Informação Geográfica Aplicado à Paleontologia. Paleolusitana 1: 245-250. PDF
Resumen: O recente desenvolvimento e até «democratização» de software SIG (Sistemas de Informação Geográfica) abriram toda uma série de perspectivas e novas abordagens, conferindo possibilidades infinitas de aplicação aos mais variados fenómenos e campos do conhecimento. No caso da Paleontologia, o desafio torna-se particularmente interessante devido ao pioneirismo que reveste qualquer tentativa de usar um SIG como ferramenta de apoio. O presente artigo aborda alguns dos objectivos, desafios e potenciais maisvalias que um SIG pode trazer à Paleontologia no que concerne à gestão de colecções e respectivas jazidas, ao mesmo tempo que convida a comunidade cientifica a contribuir para o aperfeiçoamento dos critérios que devem presidir à criação de um SIG aplicado à Paleontologia.
Seguiremos con esto...

No hay comentarios: