Ilustración de Ivan Gromicho
Lourinhã es un municipio portugués situado en una de las zonas más ricas en fósiles de dinosaurios en la península ibérica y es bien conocido por la descripción de algunas especies como Lusotitan atalaiensis o Dinheirosaurus lourinhanensis.
El próximo dia 29 de Abril, la Escuela Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (Lourinhã) organizará un ciclo de charlas sobre el registro dinosauriano en el contexto de la celebración del "Dia Mundial do Planeta Terra". Estas charlas cuentan con la participación de varios investigadores portugueses que pertenecen al entorno de este blog, y más concretamente, a la Sociedade de História Natural de Torres Vedras, al Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa) y a la Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Dejamos aquí el anuncio de las conferencias y una pequeña reseña de los participantes:
Vanda Faria do Santos (MNHNC) na Pedreira do Avelino (Sesimbra), Foto: Luís Rodrigues
- "Icnologia - uma ciência interpretativa aplicada à Paleontologia" por Vanda Faria dos Santos, investigadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e especializada em pegadas de dinossáurios, em particular no registo do Jurássico português. Foi uma das responsáveis pelos estudos levados a cabo nos trilhos preservados na Pedreira do Galinha, em pleno Maciço Calcário Estremenho.
Elisabete Malafaia (FCUL/SHN) nos Estados Unidos da América
- "Dinossáurios do Jurássico Superior português - um importante registo" por Elisabete Malafaia e Bruno Camilo Silva. Elisabete Malafaia é investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Sociedade de História Natural de Torres Vedras e é especializada em dinossáurios terópodes, com especial enfoque no registo de allosauróides do Jurássico Superior Português. Bruno Silva é o presente director do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da Sociedade de História Natural de Torres Vedras, entidade que tem realizado diversos trabalhos no registo fóssil de vertebrados do Mesozóico Português.
Bruno Silva explicando a geologia da região Oeste.
- "Objectivo Níger - um projecto científico/humanitário" por Pedro Dantas, paleontólogo português da Sociedade de História Natural de Torres Vedras e especialista em dinossáurios, é responsável pelo estabelecimento de alguns táxones em Portugal, como é o caso do dinossáurio saurópode Lourinhasaurus. Apesar de ter participado em diversas escavações em Portugal (e.g. Lourinhã, Pombal, Torres Vedras), Espanha e Estados Unidos da América (Utah), nesta palestra este investigador irá falar um pouco da sua experiência nas campanhas paleontológicas levadas a cabo no Níger (Africa) na qual participaram investigadores portugueses, e na qual foi descoberto o saurópode Spinophorosaurus.
Pedro Dantas (SHN) na excavação de Dinheirosaurus (Porto Dinheiro, Lourinhã)
No hay comentarios:
Publicar un comentario